Nestes instantes em que Argentina (o país do Papa) enfrenta a Suíça (de onde provêm os guardas que cuidam da segurança do Sumo Pontífice) o Papa Francisco fez uma declinou o convite de assistir o jogo com alguns membros da guarda e brincou: a partida “vai ser a guerra”.

Conforme indica o jornal argentino La Nación, o Santo Padre respondeu ao convite da Guarda Suíça de que o Pontífice se reúna com alguns deles para assistirem juntos a partida e foi neste contexto que fez o comentário entre sorrisos.

O Santo Padre declinou com cortesia o convite dos guardas suíços em seu quartel, localizado muito perto à Casa Santa Marta onde Francisco habita. "Lamentavelmente não posso", assegurou-lhes o Papa, reiterando que prometeu à presidenta do Brasil, Dilma Rousseff, que "permanecerá neutro".

Os 110 efetivos do Guarda a Suíça seguem os jogos da Copa do Mundo do Brasil diante de uma tela gigante instalada em um pátio do quartel, que cobriram com grama artificial e adornaram com bandeiras dos países participantes.

Ontem, a Santa Sé divulgou que na intenção universal do apostolado da oração do Papa para julho consta a prática do esporte: ''Para que a prática do esporte seja sempre ocasião de fraternidade e crescimento humano”, dizia o texto da intenção.