O Diretor da Sala de Imprensa, Padre Federico Lombardi, informou aos jornalistas que a visita prevista para a tarde de hoje do Papa Francisco ao Hospital Policlínico Agostino Gemelli de Roma, foi cancelada no último minuto devido a uma “indisposição imprevista” do Pontífice.

Tudo estava pronto para o encontro com o Santo Padre, quando o Bispo Claudio Giuliodori, assistente eclesiástico geral da Universidade Católica Sagrado Coração, que colabora com o hospital, convidou os doentes a retornarem para os seus quartos, no momento em que se esperava um discurso de boas-vindas.

A visita estava prevista para esta sexta-feira, 27 de junho, por ocasião do 50º aniversário da fundação da Faculdade de Medicina e Cirurgia da Universidade Católica, que coincide com a festa do Sagrado Coração de Jesus.

Durante o encontro estava previsto que o Santo Padre encontrasse os doentes e celebrasse uma Missa cuja homilia será pronunciada em seu lugar, pelo Arcebispo de Milão, Angelo Scola, na igreja do hospital dedicada ao Sagrado Coração.

Nesta ocasião o Papa Francisco tinha previsto doar para esta igreja relíquias de São João XXIII, que inaugurou a primeira Faculdade, e São João Paulo II, que esteve no hospital como paciente depois do atentado sofrido na Praça de São Pedro em 13 de maio de 1981.