México, país que teve a bênção de receber ao Santo Padre em cinco oportunidades, despediu-se do Papa João Paulo II, “O Grande”, com uma impressionante Eucaristia e uma série de atos comemorativos que expressavam o profundo carinho do povo asteca pelo Pontífice.

 

Na quinta-feira à noite, os mexicanos saíram a saudar o percurso do “papamóvel”, que partiu às 21.11 horas da Nunciatura Apostólica da Cidade do México. O veículo percorreu a Avenida dos Insurgentes para receber a saudação dos fiéis, que clamavam durante todo o percurso “João Paulo II, te ama todo o mundo”. O “papamóvel” tinha as luzes interiores acesas e no banco interior havia uma foto do Papa com círios e flores.

 

Na sexta-feira de madrugada, exatamente às 3h, na Basílica de Guadalupe, celebrou-se uma multitudinária Missa, ao mesmo tempo que se celebrava a Missa de exéquias em Roma. Ali, diversos artistas entoaram cantos com a multidão reunida como “as Mañanitas”, além de aplaudir e torcer pelo Santo Padre.

 

O maior canal de televisão mexicano, Televisa, transmitiu ao vivo a missa desde Roma, e os reunidos na Basílica guadalupana e seus arredores seguiram os detalhes, muitos dos quais tinham o rosto coberto de lágrimas pela dor pelo trânsito do Pontífice.