Manifestantes da igreja batista de Westboro realizaram um protesto durante o funeral do Padre Kenneth Walker, o jovem sacerdote assassinado em um ataque contra a sua paróquia no último dia 11 de junho.

O grupo extremista –conhecido por proclamar o “ódio e castigo de Deus” - chegou à Igreja Católica do Sagrado Coração com cartazes e frases agressivas.

O Pe. Walker, de 28 anos, pertencente à Fraternidade Sacerdotal de São Pedro, foi assassinado com tiros enquanto ajudava o padre Joseph Terra em sua paróquia, Mãe da Misericórdia, em Phoenix em 11 de junho. O Pe. Terra, de 56 anos, sofreu várias lesões, mas recebeu alta em 16 de junho.

As pessoas que compareceram ao funeral do padre Walker se sentiram desconcertadas ao ver que um grupo queria protestar em um momento tão difícil para a família e amigos da vítima.

“Foi um ato realmente insensível. Fiquei realmente chocada quando os vi”, assinalou Bridget Bogowith, uma das assistentes ao funeral.

“Rezamos por eles”, disse Michael Drake, outro dos assistentes, ao Grupo ACI. Embora espere que não tenha sido por má vontade, Drake confessou sentir-se confuso com respeito à razão que leva um grupo de pessoas que acredita em Deus a manifestar-se no funeral de um sacerdote.

“Parece realmente incomum que estas pessoas realizem protestos no funeral de um homem que renunciou a tantas coisas, incluindo a possibilidade de ter uma esposa e família, para servir a Deus”, assinalou Drake.

Os membros da igreja batista Westboro são conhecidos por organizar protestos em funerais, especialmente de soldados. Segundo seu site, o grupo acredita que Deus está castigando os Estados Unidos mediante a guerra pela “imoralidade” do país.