Durante a 6º Congregação Geral, realizada esse sábado pela manhã no Vaticano, os Cardeais decidiram em conjunto que não farão declarações à imprensa para permitir uma adequada preparação para o Conclave.

 

O diretor da Sala da Imprensa da Santa Sede, Joaquín Navarro-Valls anunciou os cardeais “examinaram algumas questões relativas ao ingresso na Domus Sanctae Marthae –a residência dentro do Vaticano onde se alojarão durante o Conclave-  e “depois das exéquias do Santo Padre oão Paulo II, começaram um período mais intenso de silêncio e oração em vista do conclave”.

 

“Portanto decidiram, por unanimidade, evitar nestes dias entrevista e encontros com os meios de comunicação. Os jornalistas, portanto, estão convidados a abster-se de solicitar entrevistas ou qualquer comentário de outro tipo”.

 

Navarro-Valls assinalou que este convite “não se deve interpretar como uma atitude de falta de cortesia ou de desinteresse com os meios de comunicação, aos que, pelo contrário, os cardeais não deixam de agradecer o enorme interesse com que seguem este período, mas sim como um gesto de grande responsabilidade”.