Meriam Ibrahim, a jovem mãe cristã que foi presa esta terça-feira com sua família no aeroporto de Kartum enquanto tentava sair do país, foi novamente liberada pelas autoridades de Sudão conforme informa a cadeia britânica BBC.

A BBC assinala que esta manhã 40 agentes de segurança detiveram Meriam junto com seu esposo, Daniel Wani e seus dois filhos no mencionado aeroporto. O Sudão informou logo aos Estados Unidos que agora ela e sua família foram liberados.

Enjoe Harf, porta-voz do Departamento de Estado dos Estados Unidos, disse que Meriam e sua família “foram detidos temporalmente por várias horas para várias perguntas referidas a seus documentos”.

O Sudão indicou ao governo dos Estados Unidos que a mãe cristã e sua família estão seguros, acrescentou Harf, e que ambos os governos estão trabalhando para que ela possa sair com segurança do país.

Meriam Ibrahim, de 27 anos, e seu marido Daniel Wani foram detidos esta terça-feira 24 em um aeroporto da capital de Sudão quando tratavam de partir do país e foram interrogados na sede do organismo de segurança nacional do país, segundo os advogados.

No momento não se conhecem detalhes do motivo da detenção e ainda é incerta a situação da mãe cristã e sua família.

Meriam ia ser sentenciada à morte por supostamente ter deixado o Sudão. Nesta segunda-feira ela tinha sido posta em liberdade e na terça, 24, foi detida novamente. Meriam afirma que jamais foi muçulmana e que mesmo para livrar-se da pena de morte não se tornaria muçulmana. “Sou cristã e seguirei sendo”, afirmava.

Meriam foi presa quando estava grávida e deu à luz na prisão acorrentada pelos pés. Após dezenas de apelos e mais de 300 mil assinaturas recolhidas pela plataforma CitizenGo, Meriam foi imediatamente solta na segunda-feira e reuniu-se com sua família.