O presidente da Comissão Internacional de Justiça e Paz da Conferência dos Bispos Católicos dos Estados Unidos (USCCB), Dom Richard E. Pates, exortou o Governo de Barack Obama a oferecer assistência humanitária à população do Iraque, junto com medidas diplomáticas, diante da crise gerada pelo avanço do jihadista Estado Islâmico do Iraque e do Levante (Síria).

“Nossa nação têm uma responsabilidade em relação ao povo iraquiano. A invasão e a ocupação dos EUA desencadearam conflitos inter-religiosos e o aumento do extremismo, duas consequências trágicas que repercutem profundamente ainda hoje na população local”, expressou o Prelado em uma carta enviada em 19 de junho à Conselheira de Segurança Nacional, Susan E. Rice.

Em sua carta, Dom Pates também disse que a administração Obama deve pedir aos líderes políticos iraquianos que formem um governo inclusivo.

Durante o regime laico de Sadam Hussein -de minoria sunita-, a maioria xiita e a minoria curda se sentiram deslocados e sofreram a repressão da ditadura. Entretanto, depois da queda do regime e a retirada das tropas norte-americanas em 2011, o primeiro-ministro Nuri al Maliki –xiita-, não cumpriu com sua promessa de formar um governo que incluíra a todas as etnias do Iraque.

Isto fez com que os sunitas, ao sentirem-se deslocados, se unissem aos milicianos jihadistas que querem criar um estado islâmico nos territórios da Síria e Iraque; enquanto que a etnia curda também anunciou a sua intenção de criar o Curdistão.

“Durante muito tempo, grandes setores da sociedade iraquiana se sentiram excluídos. É fundamental que todos os grupos étnicos e religiosos estejam representados na mesa governamental e assim se sirva ao bem comum de todos”. “Os extremistas exploraram as divisões nascidas da exclusão e da debilitação do estado de direito”, expressou o Prelado.

Conforme informou a USCCB, Dom Pates reproduziu as palavras do Papa Francisco, que pediu orações pelas vítimas do Iraque “e por aqueles que mais sofrem as consequências do aumento da violência, em particular as muitas pessoas, entre eles muitos cristãos, que tiveram que deixar seus lares”.

Em sua carta, o presidente do Comitê de Justiça e Paz também ressaltou os esforços pela paz e as orações do Patriarca Caldeu, Dom Louis Raphael I Sako, que advertiu que “a melhor solução para todos estes problemas é a criação de um governo de unidade nacional” que fortaleça “o estado de direito”.

Finalmente, Dom Pates exortou a prosseguir os esforços para obter uma solução política na Síria que proteja os cristãos e outras minorias. “Os EUA deveriam trabalhar com a comunidade internacional, inclusive Irã, Rússia, Arábia Saudita e outros países envolvidos: é fundamental obter um cessar-fogo, iniciar negociações sérias, fornecer assistência humanitária imparcial e encorajar a construção de uma sociedade inclusiva no país”.