Hoje, 24 de junho, o calendário litúrgico da Igreja Católica recorda o nascimento de São João o Batista, filho do sacerdote judeu Zacarias e de Santa Isabel, a prima da Virgem Maria que vivia em Ein Karem (Jerusalém) onde o santo nasceu os seis meses antes de Jesus.

São João o Batista, é o único santo, junto com a Virgem Maria, cuja data de nascimento é celebrada. O anúncio de seu nascimento foi feito por um Anjo enviado por Deus ao seu pai Zacarias, que não podia ter filhos porque Isabel era estéril e pela idade de ambos, como o relata o Evangelho de São Lucas em seu primeiro capítulo.

Durante a Anunciação, ao saber pelo Anjo Gabriel que sua prima estava grávida de seis meses, a Virgem Maria prontamente decidiu viajar até Ein Karem para cuidá-la, e no momento do encontro das duas São João salta de alegria no ventre após a saudação de Maria à sua mãe, Isabel. Deste momento em diante João será o grande anunciador do Messias ao povo de Israel. O nome do santo foi encarregado a Zacarias, que ficou mudo, por não crer na mensagem que o anjo lhe portava.

O Batista foi quem anunciou a vinda do Senhor, o Salvador, pregava sem cessar exortando ao arrependimento dos pecados, à conversão e batizava no rio Jordão. Ele mesmo assinalava que batizava com água para conduzir à penitência; mas o que viria depois batizaria com o Espírito Santo. E ele, João dizia ainda “eu não sou digno nem sequer de soltar a correia de suas sandálias”. A frase “Eis o Cordeiro de Deus”, saiu da boca de João para entrar no Evangelho e na liturgia da Igreja para sempre.

O Papa Francisco assinalava em 2013 na celebração desta festa que João era aquele que “nunca se apodera da Palavra", João "é o que aponta, que assinala". O "sentido da vida do João é indicar a outro".

"Peçamos a graça de imitar a João, sem ideias próprias, sem um Evangelho tomado como propriedade, mas sermos somente uma Igreja-voz que anuncia a Palavra, e até o martírio".