Hoje 19 de junho, solenidade de Corpus Christi, o Grupo ACI, integrado por ACI Prensa, Catholic News Agency e ACI Digital, anuncia oficialmente sua fusão com o EWTN Global Catholic Network, a maior cadeia católica televisiva do mundo.

“Entre outras importantes consquistas, EWTN é o maior canal de distribuição de conteúdo católico. Dado que o Grupo ACI se converteu em um dos maiores geradores de conteúdo católico noticioso em três idiomas, esta fusão é uma sinergia, um passo natural que devia dar-se”, explicou Alejandro Bermúdez e acrescentou que “esta é verdadeiramente uma fusão feita no Céu”.  

Depois da fusão, Alejandro Bermúdez, membro consagrado do Sodalício de Vida Cristã, passará a ser membro do Diretório que rege a EWTN; e seguirá servindo no cargo de diretor executivo de ACI Prensa, CNA e ACI Digital, os três meios que integram o Grupo ACI; além da Enciclopédia Católica e o Diretório Católico.

Michael P. Warsaw, diretor executivo e presidente do diretório da EWTN, recorda que o Grupo ACI foi sócio da EWTN “por muitos anos para criar e distribuir contido noticioso católico. Agrada-me gratamente e me emociona anunciar que estas duas grandes organizações noticiosas serão agora parte da família da EWTN”.

ACI Prensa foi fundada em Lima o Peru em 1980 pelo missionário alemão, o Padre Adalberto María Mohm, cujo desejo era proporcionar um fluxo constante de notícias católicas para os meios seculares e para usuários finais no mundo de fala hispana.

Com quase 35 anos de serviço à Igreja e 18 anos de presença em Internet, ACI Prensa é atualmente o site de notícias católicas em espanhol mais visitado do mundo. Atualmente, o Grupo ACI conta com escritórios nos Estados Unidos, Peru, Brasil, Chile, Itália e Espanha, além de correspondentes nos cinco continentes.

Catholic News Agency (CNA) foi fundada em Denver, Colorado, em 2004 e foi um dos provedores de notícias que mais rápido cresceu no mundo de anglofalante. CNA também proporciona um serviço para editores de publicações católicas em dioceses e paróquias.

Cada mês, o Grupo ACI registra mais de 8.5 milhões de páginas vistas e já superou a marca de um milhão de seguidores nas redes sociais através de seus distintos perfis em espanhol, inglês e português.

A cadeia de televisão católica EWTN foi fundada em 1981 pela religiosa norte-americana Madre Angélica, em Irondale, Alabama, Estados Unidos e hoje está disponível em mais de 85 milhões de lares em 110 países e 16 territórios, constituindo a maior cadeia de meios católicos do mundo.