O Arcebispo Emérito de Manila, Cardeal Jaime Sin, expressou seu desejo de viajar ao Vaticano para participar do Conclave apesar de seu frágil estado de saúde, conforme informou seu secretário, Rufino Sescon, através de um comunicado.

Embora ontem a embaixada filipina diante da Santa Sé indicou que o Cardeal Sin não poderia viajar devido a sua enfermidade, seu secretário pessoal anunciou que o Cardeal, “de algum modo, ainda espera poder assistir ao Conclave que, depois de tudo, se celebrará em 18 de abril”.

O Cardeal Sm, de 76 anos, tem problemas renais e padece diabetes, e por essas razões deveu limitar suas aparições públicas. Desde 1998 foi submetido a diálise três ou quatro vezes na semana. Além disso, faz dois anos sofreu um enfarte moderado e em outubro passado teve que ser hospitalizado depois de uma queda da pressão arterial.

Segundo o texto, o Cardeal Sin aceitou o conselho dos doutores de não estar no funeral do Pontífice, entretanto, “tem esperanças de que terá permissão para fazer a viagem de 16 horas até Roma”.

O Cardeal é um dos três membros do Colégio Cardenalicio que votaram em 1978 para escolher ao sucessor do João Paulo I. De não poder assistir ao próximo Conclave, só repetiriam esta experiência o Cardeal americano William Baum, de 78 anos; e o Cardeal alemão Joseph Ratzinger, de 77 anos.