O Papa Francisco aceitou neste sábado o convite feito pelo Presidente do México, Enrique Peña Nieto, para visitar o país dentro do marco de uma audiência privada no Palácio Apostólico do Vaticano.

“Meu primeiro propósito desta visita, era fazer ao Papa um amável convite para que visite o nosso país em nome do México ao que gentilmente aceitou, sem ter ainda uma data determinada. Ele aceitou o convite”, expressou Peña Nieto em um encontro com os jornalistas depois de sua visita ao Vaticano.

O presidente teve um encontro privado de 25 minutos com o Santo Padre na Sala de Tronetto do Palácio Apostólico, onde dentro de um clima de cordialidade ambos os mandatários abordaram a reforma constitucional do país, especialmente em relação à liberdade religiosa.

O Papa “irá determinar a data e estou certo de que comunicará no momento oportuno”, acrescentou.

Este convite se soma ao da Conferência do Episcopado Mexicano, e ao do Presidente do Conselho Episcopal Latino-americano, o Arcebispo Carlos Aguiar Retes.

“Isto é motivo de grande alegria. Expressei-lhe que o povo do México é, sem dúvida, em sua maioria católico, ao que ele respondeu que é católico, mas que é especialmente guadalupano, e que tem um carinho especial pelo povo mexicano”, expressou o mandatário.

Espera-se que o Papa visite o México durante as datas próximas ao Encontro Mundial com as Famílias na Filadélfia, EUA, previsto para o próximo ano de 22 a 27 de setembro. Até o momento o Vaticano não confirmou a viagem do Papa à cidade norte-americana.

“Nesta conversação –prosseguiu Peña Nieto-, reafirmamos o interesse do governo do México por manter uma relação de respeito e cordialidade com o Estado Vaticano, e de reafirmar que o México é um estado laico que não significa um estado antirreligioso, mas significa ser justamente o contrário, um estado onde se respeita a liberdade de culto e que o governo está para ser fiador deste direito que consagra nossa constituição”.

 “Um tema que preocupa o Papa é a atenção aos migrantes… que atravessam nosso território nacional em seu caminho para os Estados Unidos vindos desde a América Central e também alguns mexicanos que seguindo estas rotas de migrantes tentam chegar aos EUA”, acrescentou.

É a primeira vez que um Chefe de Estado mexicano viaja até a Itália para visitar exclusivamente o Pontífice de Roma, sem o pretexto de visitar o chefe de Estado italiano, Giorgio Napolitano. Muitos consideraram a visita como um gesto histórico, sintoma das boas relações que atravessam ambos os Estados.

“Reitero nosso firme e invariável respeito para com o Estado Vaticano e a liberdade religiosa e, sobretudo, devo assinalar o estabelecer com ele uma relação particular de respeito e de cordialidade”, concluiu.