A Santa Sé divulgou nesta sexta-feira o programa do dia de “Invocação pela paz” que será neste domingo, 8 de junho, no Vaticano, e que contempla, entre outras coisas, uma reunião privada do Papa Francisco e do Patriarca Ecumênico Bartolomeu I com os presidentes de Israel e Palestina, Shimon Peres e Mahmoud Abbas.

Como se recorda, esta iniciativa foi lançada pelo Santo Padre durante a sua recente viagem à Terra Santa.

“Ofereço minha casa no Vaticano para acolher este encontro de oração. Tantas pessoas constroem a paz com gestos pequenos. Muitos sofrem e suportam pacientemente tantas tentativas de construi-la, e todos, especialmente aqueles que se puseram ao serviço de seus próprios povos, temos o dever de nos fazermos instrumentos e construtores de paz, acima de tudo, através da oração”, expressou em 25 de maio durante a Missa em Belém.

Na conferência de imprensa, onde estiveram presentes o porta-voz do Vaticano, Pe. Federico Lombardi, e o Custódio da Terra Santa, Pe. Pierbattista Pizzaballa, informou-se que Peres e Abbas chegarão ao Vaticano às 18h15 e 18h30 respectivamente, o Papa os receberá no hall da Casa Santa Marta e conversará brevemente com cada um deles.

Na Santa Marta, estará o Patriarca Ecumênico Bartolomeu e dali os quatro seguirão juntos num micro-ônibus até os Jardins Vaticanos onde acontecerá a celebração que começará com uma abertura musical e com a explicação, em inglês, da modalidade da mesma. Será seguida a ordem cronológica das três religiões: judaísmo, cristianismo, islã.

Por volta das 19h “a comunidade judaica começará em hebraico com uma oração (criação), um breve intervalo musical, uma oração de pedido de perdão seguida por outra peça musical, uma prece de invocação pela paz e, ao final, uma meditação musical. A comunidade cristã seguirá o mesmo esquema, mas a primeira oração será em inglês, a segunda em italiano e a terceira em árabe. Ao final, a comunidade muçulmana procederá como as anteriores utilizando a língua árabe”, informou o Vaticano.

Logo, em inglês, um leitor “introduzirá o último passo da celebração que começará com a intervenção do Papa Francisco invocando a paz. Depois, o Santo Padre convidará cada um dos dois presidentes a formular a sua própria invocação. Assim fará Shimon Peres e depois Mahmud Abbas. Com um gesto de paz, no qual participa também, o Patriarca Bartolomeu, todos se darão as mãos e depois o Papa os acompanhará a plantar uma oliveira, símbolo da paz”.

Depois que as delegações cumprimentem os presidentes, o Papa Francisco e Bartolomeu I, os quatro “irão à Casina de Pio IV para conversar em privado”. Finalmente “Shimon Peres e Mahmud Abbas deixarão o Vaticano enquanto o Papa Francisco e o Patriarca Bartolomeu voltarão para a Casa Santa Marta”.