Ao finalizar a audiência geral das quartas-feiras, o Papa Francisco acendeu a “Tocha da Paz”, a chama olímpica que um grupo de atletas católicos levará da Praça de São Pedro até o Santuário da Santa Casa de Loreto (Itália).

“Bonita combinação! Eu rezarei pela paz neste próximo domingo junto com os presidentes de Israel e Palestina e, enquanto isso, vocês caminharão para a Santa Casa de Loreto com a mesma intenção. Rezem por mim também!”, exclamou o Papa Francisco na manhã de ontem ao cumprimentar os peregrinos conforme informa um comunicado dos organizadores.

O jovem atleta Mattia Muccichini, junto com o Bispo de Fabriano-Matelica, Dom Giancarlo Vecerrica, e o Administrador apostólico de Macerata, Dom Claudio Giuliodori, foram os responsáveis por receber do Papa a “Tocha da Paz”. Depois de acender o fogo, o Papa brincou por um instante com os atletas: “Isto não será para mim?”, perguntou-lhes.

Os atletas fazem parte da “Peregrinação a pé Macerata-Loreto”, uma peregrinação anual que se organiza há mais de três décadas e da qual participaram mais de 50 mil pessoas neste ano.

“É uma grande emoção, porque eu tenho que convidar o Papa para a peregrinação. É uma ocasião única que não voltará a acontecer na vida. Amanhã tenho uma prova na universidade e renunciei a fazê-la por este momento único”, explicou ao Grupo ACI /EWTN Notícias o jovem Muccichini na Praça de São Pedro.

“Durante o caminho rezaremos confiando-nos à Virgem. O título da peregrinação é ‘O que precisamos para viver?’. Pois bem, é a pergunta mais radical e urgente que o homem tem. Perguntar-se pelo sentido da vida e o que nos permite viver, apesar de todas as dificuldades que encontramos. A peregrinação é o símbolo da vida, está cheia de dificuldades, mas ao mesmo tempo, temos sempre um companheiro de viagem, temos a amizade do Senhor”, afirmou.

Espera-se que no próximo sábado a tocha acenda a pira olímpica do Estádio de Helvia Recina (Macerata), onde nesse mesmo dia o Secretário de Estado Vaticano, Cardeal Pietro Parolin, celebrará a Missa para os peregrinos. Durante o evento, espera-se uma participação surpresa de parte do Papa Francisco.

Depois da celebração, os milhares de peregrinos partirão a pé em uma peregrinação de 28 quilômetros até alcançar a meta final: o Santuário da Santa Casa de Loreto.

Além disso, de hoje até sábado, os atletas realizarão uma peregrinação prévia que passará por diversos santuários da Itália, desde Terni, Perugia, Assis, até São Severino Marche. O grupo de corredores integrará novos atletas locais.

Esta peregrinação foi proposta pelo movimento Comunhão e Libertação, e foi organizada com a ajuda do Centro Esportivo Italiano com o patrocínio do Serviço Nacional da Pastoral Juvenil Italiana; o Escritório Nacional de Esporte e Tempo Livre da Conferência Episcopal Italiana e o Centro João Paulo II.