Para concluir a sua Audiência Geral, o Papa Francisco dirigiu umas palavras aos peregrinos poloneses, em particular aos jovens, por quem pediu a intercessão de São João Paulo II para que “os guie e lhes obtenha todas as graças necessárias para que suas vidas sejam plenas e generosas”.

O Papa se dirigiu aos jovens que participam da peregrinação a Lednica (Polônia), onde em 966 o primeiro rei polonês Mieszko I foi batizado, permitindo a evangelização deste país. “Que S. João Paulo II, que iniciou com vocês o caminho de Lednica 18 anos atrás, os guie e lhes obtenha todas as graças necessárias para que suas vidas sejam plenas e generosas”, expressou o Santo Padre.

Na sua mensagem, o Pontífice disse que peregrinar às fontes batismais da Polônia é “renovar sua adesão a Cristo e à Igreja”.

“Neste ano desejam aprofundar e viver o mistério da filiação divina de Jesus e -nele- de todos aqueles que, pelo Batismo, participam de sua vida, morte e ressurreição. Desejam refletir sobre o que significa ser filhos de Deus e experimentar o seu amor. Desejam viver este amor com o fim de testemunhá-lo aos outros”, expressou Francisco.

O Santo Padre recordou que a filiação é “fidelidade ao amor de Deus que nos amou primeiro, criou-nos e deu-nos seu Filho unigênito, Jesus Cristo. É gratidão por sua misericórdia paterna, a alegria que nos abre os olhos e os corações à presença, à bondade e à beleza dos irmãos”.

Além disso, acrescentou, “é participação no amor do Pai e do Filho no Espírito Santo, que nos leva a compartilhar as alegrias e as tristezas, a felicidade e o sofrimento, a prosperidade e a adversidade”.

“Queridos jovens, sejam corajosos! Respondam com entusiasmo ao amor de Deus como filhos prediletos; respondam com confiança quando retornarem ao Pai misericordioso como filhos pródigos. Alegrem-se sempre pela graça de serem filhos de Deus e levem esta alegria ao mundo”, expressou o Papa, que os encomendou à proteção de Nossa Senhora e os abençoou de coração.