Centenas de milhares de peregrinos de todos os cantos do planeta,  esta manhã converteram Roma na capital do mundo para dar o último adeus ao Papa João Paulo II.

Milhares passaram a noite nos arredores da Basílica Vaticana e o muro que protege a Cidade do Vaticano, esperando uma vaga próxima do átrio da Basílica de São Pedro para acompanhar o mais perto possível ao Pontífice. Outros tantos dormiram ao ar livre no câmpus Tor Vergata e ambientes adaptados pela Defesa Civil Romana. Muitos chegaram da Polônia e se identificaram com a bandeira vermelha e branca da terra natal do Papa.

O ingresso na praça São Pedro foi habilitado às seis da manhã, umas quatro horas antes da Missa com a ajuda de milhares de membros das forças da ordem. A circulação veicular foi totalmente suspensa para os particulares e as ruas próximas da Cidade do Vaticanoforam  bloqueadas e restritas unicamente ao passo dos pedestres.

São numerosos os helicópteros que do ar cobrem um rádio amplo para garantir a segurança e as vias de escapamento. Desde o alto, Roma parece um povo fantasma, enquanto que nas imediações da Praça de São Pedro as ruas luzemlotadas por rios de pessoas.

Em toda a Via da Conciliação, que conecta o rio Tíber com a Praça de São Pedro, instalaram-se seis telas gigantes e numerosos alto-falantes para que os fiéis possam seguir a celebração da Eucaristia.

Na Praça há centenas de bandeiras das diversas delegações e várias luzem lemas como “Adeus João Paulo II O Grande” ou “Santo logo”.

Apesar da quantidade de peregrinos, a ordem se manteve e o ambiente é de regular calma. As pessoas esperaram pacientemente o início da Santa Missa, entre aplausos, cantos e orações.

São comoventes os testemunhos de afeto para o Santo Padre dos milhares de peregrinos que primeiro desfilaram para ver seu corpo e repetiram o sacrifício para acompanhá-lo nesta última Eucaristia.

Os obeliscos das partes laterais da Via da Conciliação, têm colados numerosos desenhos  de meninos, há milhares de círios e velas acesas nas ruas, faixas penduram dos balcões dos grandes palácios romanos agradecendo ao Papa substituindo os habituais espaços publicitários nas ruas romanas.