O Papa Francisco recebeu neste sábado cerca de 500 crianças em risco de abandono escolar da cidade de Nápoles (Itália), que fazem parte da iniciativa “O Trem das Crianças”, e lhes recordou que “o amor de Deus está dentro de nós”, nunca nos deixa e nos permite fazer um mundo melhor.

“O Trem das Crianças” é uma iniciativa do Pontifício Conselho para a Cultura, parte do “Pátio das crianças” –projeto parecido com o “Pátio dos Gentis–, e conta com o apoio das Ferrovias do Estado italiano e da Direção geral para o estudante, com a participação do Ministério de educação, da Universidade e da Pesquisa.

O Santo Padre recebeu como presente das crianças a terra das Catacumbas de São Genaro, de Nápoles, e uma planta, que um menino lhe entregou e assegurou que é “a planta da luz para fazer um mundo melhor”.

No seu encontro com as crianças, Francisco não realizou um discurso oficial, mas teve um diálogo informal e descontraído com elas.

O Papa perguntou às crianças para que tinham levado para ele a terra da catacumba, que se encontra na escuridão, e as crianças lhe responderam “para que se ilumine”.

“Quando é de noite, tudo está escuro. Mas esperamos a primeira manhã, quando começa a luz. O que é mais importante nesta questão, a escuridão ou a luz?”, perguntou o Papa às crianças, que responderam “a luz!”.

“E quando estamos na escuridão, qual é a coisa mais importante que devemos fazer? Caminhar à…?”, e as crianças replicaram “à luz”.

Francisco assinalou que é necessário buscar a luz, pois “nos dá alegria, dá-nos esperança”.

“Todos temos a possibilidade de encontrar a luz?”, perguntou o Papa aos escolares. “Sim”, responderam.

“E vocês podem fazer um mundo melhor”, perguntou, recebendo uma forte resposta afirmativa das crianças.

“E para fazer um mundo melhor, Como o fazem? Com o ódio? Fazem-no com o ódio?”, insistiu Francisco, e as crianças responderam: “Não!” para logo continuar “com o amor”.

Francisco prosseguiu então, dizendo que o mundo melhor se faz “com o amor. Todos juntos, como irmãos, lutando um ao lado do outro pelo amor. Quando o Apóstolo João, que era muito amigo de Jesus, queria dizer quem era Deus, sabem o que ele disse? ‘Deus é amor’. É belo”.

“Deus é amor. E nós vamos rumo à luz para encontrar o amor de Deus. Mas o amor de Deus também está dentro de nós, nos momentos escuros? Sim, sempre. O amor de Deus jamais nos abandona. Está sempre conosco. Tenhamos confiança neste amor”.

O Santo Padre agradeceu às crianças pela visita e assegurou que “estou tão feliz”, ao que as crianças responderam “nós também!”.

“Estamos todos felizes. Te amamos”, disseram os estudantes ao Papa.

“Muito obrigado! –continuou Francisco. E agora vou pedir ao Senhor por vocês, para que vocês meninos, meninas, moços, moças, homens, mulheres, levem o amor. Quando há o amor de Deus, tudo vai bem”.

“E agora, eu gostaria de dar a bênção. Cada um de vocês pense em seu coração naquelas pessoas que vocês gostam para que sejam abençoadas”, disse-lhes.

Ao concluir, o Santo Padre, alegre com a presença das crianças, pediu-lhes que cantem mais uma música.