Em uma carta enviada a  “todos nossos irmãos e irmãs em Cristo” através da organização Ajuda à Igreja Necessitada (ACN) com sede na Alemanha, o Padre Bashar Warda, CSSR, pároco em Bagdá, expressou sua “grande esperança” no papel dos cristãos iraquianos para a reconstrução do país. O sacerdote explicou que “nos traz grande esperança ouvir como líderes cristãos estão valorizando cada vez mais o importante papel que os cristãos no Iraque podem ter para a vida dos iraquianos”.

“Por todo o Iraque começando a falar sobre a ‘mensagem de Reconciliação’ que deve ser vivida entre os povo iraquiano para tornar nossa vida mais humana, pedindo-lhe a todos os iraquianos assumir sua responsabilidade pelo passado, o presente e o futuro. Eu acredito que os cristãos podemos contribuir muito neste sentido”, acrescentou o presbítero.

O Pe Warda –de 32 anos e Secretário do Comitê para as igrejas católicas no Iraque– ressaltou que os jovens devem permanecer no país para participar do desenvolvimento da sociedade. “Os líderes da Igreja estão pensando em abrir três ou quatro centros juvenis no país”, comentou.

“Nós esperamos, mas seguiremos com nosso  compromisso e nossa missão pastoral no Iraque. Os sacerdotes jovens e os sacerdotes em geral estão se preparando para as grandes notícias do Evangelho, estão cheios de esperança para compartilhar a Boa Nova com todo o Iraque”, concluiu o sacerdote.