O Papa Francisco pediu nesta quarta-feira que os fiéis reunidos na Praça de São Pedro rezem pelo encontro de oração que terão no Vaticano os presidentes de Israel e Palestina, Shimon Peres e Mahmoud Abbas, que acontecerá em junho, e pediu também que com este encontro Deus dê o dom da paz à Terra Santa e a todo o Oriente Médio.

“A paz se faz artesanalmente! Não há indústrias de paz, não. Faz-se a cada dia, artesanalmente, e também com o coração aberto para que venha o dom de Deus”, expressou o Pontífice durante a Audiência Geral na qual falou sobre a sua recente viagem à Terra Santa.

Francisco indicou que um dos seus propósitos ao ir à terra onde nasceu Jesus foi animar o caminho para a paz, “e o fiz sempre como peregrino, em nome de Deus e do homem, levando no coração uma grande compaixão pelos filhos daquela Terra que há muito tempo convivem com a guerra e têm o direito de conhecer finalmente dias de paz!”.

“Por isto, exortei os fiéis cristãos a deixarem-se ‘ungir’ com coração aberto e dócil pelo Espírito Santo, para serem sempre mais capazes de gestos de humildade, de fraternidade e de reconciliação. O Espírito permite assumir estas atitudes na vida cotidiana, com pessoas de diversas culturas e religiões, e assim de se tornar ‘artífices da paz’”, afirmou.

Nesse sentido, agradeceu o empenho na acolhida que a Jordânia oferece aos milhares de refugiados que fogem da violência e exortou a comunidade internacional a continuar apoiando este trabalho. “Fiquei impressionado com a generosidade do povo jordaniano em receber os refugiados”, expressou.

Do mesmo modo, recordou que durante sua viagem animou as autoridades palestinas, israelenses e jordanas a continuar “com os esforços para aliviar as tensões na área do Oriente Médio, sobretudo na martirizada Síria, bem como a continuar na busca de uma solução equitativa para o conflito israelense-palestino”.

“Por isto, convidei o presidente de Israel e o presidente da Palestina, todos dois homens de paz e artífices de paz, a virem ao Vaticano para rezarem junto comigo pela paz. E, por favor, peço a vocês que não nos deixem sozinhos: vocês, rezem, rezem muito para que o Senhor nos dê a paz, nos dê a paz naquela Terra abençoada! Conto com as vossas orações. Forte, rezem, neste tempo, rezem muito para que venha a paz”, exortou.

O Papa fez este convite durante a Missa que celebrou na Praça da Manjedoura de Belém. Por sua parte, Nabil Abu Rdeneh, porta-voz do presidente palestino, assinalou que o encontro acontecerá em junho.

Do mesmo modo, durante o voo de volta a Roma, o Santo Padre recordou que “este encontro no Vaticano será um encontro de oração. Não será para fazer uma mediação ou procurar uma solução. Será oração e depois voltam para casa. Mas eu acredito que a oração é importante. Rezar juntos, sem entrar em discussões... Será um encontro de oração. Haverá um rabino, um muçulmano, e eu. Pedi ao Custódio da Terra Santa para organizar as coisas práticas”.