O Papa Francisco teve um encontro privado com o presidente de Israel, Shimon Peres, depois do qual pronunciou um discurso renovando seu chamado a rejeitar qualquer uso da violência e a percorrer os pontos que unem os judeus, cristãos e muçulmanos para “prosseguir o compromisso por uma solução pacífica das controvérsias e conflitos”.

“Você é conhecido como homem de paz e artífice de paz. Exprimo-lhe o meu reconhecimento e a minha admiração por esta sua posição”, expressou o Papa ao líder israelense.

Francisco recordou que “a construção da paz exige, antes de mais nada, o respeito pela liberdade e a dignidade de cada pessoa humana, que judeus, cristãos e muçulmanos acreditam igualmente ser criada por Deus e destinada à vida eterna”. “A partir deste ponto firme que temos em comum, é possível prosseguir o compromisso por uma solução pacífica das controvérsias e conflitos”.

“A este propósito, renovo os meus votos de que se evitem, por parte de todos, iniciativas e ações que contradizem a declarada vontade de chegar a um verdadeiro acordo e de que não nos cansemos de buscar a paz com determinação e coerência”, acrescentou.

Nesse sentido, assinalou que “Há que rejeitar, firmemente, tudo o que se opõe à prossecução da paz e duma convivência respeitosa entre judeus, cristãos e muçulmanos: o recurso à violência e ao terrorismo”.

Do mesmo modo, deve-se rejeitar “qualquer gênero de discriminação por motivos raciais ou religiosos, a pretensão de impor o próprio ponto de vista em detrimento dos direitos alheios, o anti-semitismo em todas as suas formas possíveis, bem como a violência ou as manifestações de intolerância contra pessoas ou lugares de culto judeus, cristãos e muçulmanos”.

“Que Jerusalém seja verdadeiramente a Cidade da paz!”, expressou.

Ontem domingo, ao término da Missa na Praça da Manjedoura de Belém, o Papa convidou Peres e o presidente da Palestina, Mahmoud Abbas, a ir ao Vaticano para rezar juntos pelo dom da paz, gesto que foi aceito por ambos os líderes.

Nabil Abu Rdeneh, porta-voz do presidente palestino, disse à imprensa internacional que o encontro acontecerá durante o próximo mês de junho.