A Santa Sé publicou o programa a seguir nos “novendiali” ou período de nove dias de luto oficial pelo falecimento do Papa João Paulo II, estabelecendo a data e hora de cada  Missa e os principais celebrantes em cada uma delas.

A nota informa que cada Eucaristia  foi confiada a um grupo diferente, “levando em conta  seus laços com o Pontífice Romano”, mostrando de algum modo “tanto o âmbito do ministério do Pastor supremo como a universalidade da Igreja de Roma”. Entretanto, indicou-se que as celebrações estão abertas a todos os fiéis.

A primeira Missa a se realizar será a das exéquias, em 8 de abril, às 10 horas de Roma, na Praça  São Pedro. As demais celebrações terão lugar ao interior da Basílica Vaticana.

Em 9 de abril a celebração será confiada aos fiéis da Cidade do Vaticano e será  presidida pelo Arcipreste da Patriarcal Basílica Vaticana, Cardeal Francesco Marchisano.

A Missa do domingo 10 de abril será presidida pelo Vigário Geral de Roma, Cardeal Camilo Ruini e concelebrada pelo clero de Roma. Será confiada à Igreja em Roma.

No quarto dia, a Eucaristia será confiada aos Capítulos das basílicas patriarcais e a presidirá o Arcebispo Emérito de Boston e Arcipreste da Basílica Patriarcal de Santa María Maior, Cardeal Bernard Francis Law.

Na terça-feira,12 de abril, a Missa será  presidida pelo Arcebispo Emérito de São Sebastião do Rio de Janeiro e Protopresbítero do Colégio Cardinalício, Cardeal Eugênio de Araújo Sales. A celebração está encomendada à Capela Papal.

Continuando com os novendiali, na quarta-feira 13 de abril a Eucaristia será confiada à Cúria Romana e a concelebrará o substituto para Assuntos Gerais da Secretaria de Estado, Arcebispo Leonardo Sandri.

No sétimo dia, a Liturgia Divina, em rito oriental, será presidida por Sua Beatitude o Patriarca de Antioquia dos Maronitas, Cardeal Pierre Nasrallah Sfeir. A celebração está confiada às Igrejas Orientais.

No penúltimo dia de luto oficial, a celebração a presidirá o Secretário da Congregação para os Institutos de  Vida Consagrada e as Sociedades de Vida Apostólica, Arcebispo Piergiorgio Silvano Nesti, C.P. O ato está encomendado aos membros de ditos institutos.

Finalmente, no nono dia, a concelebração será presidida pelo Prefeito emérito da Congregação para o Culto Divino e a Disciplina dos Sacramentos  e Protodiácono do Colégio Cardinalício , Cardeal Jorge Arturo Medina Estévez. A celebração foi confiada à Capela Papal.

Todas as celebrações serão realizadas às 17 horas.