Os presidentes do Israel e Palestina, Shimon Peres e Mahmoud Abbas, aceitaram o convite do Papa Francisco para reunirem-se no próximo mês no Vaticano em um encontro de paz e de oração.

O Papa Francisco lançou este convite a ambos os líderes este domingo 25 de maio ao concluir a Missa dominical na Praça do Presépio, na cidade de Belém, situada em Territórios Palestinos.

“Ofereço minha casa no Vaticano para acolher este encontro de oração. Tantas pessoas constroem a paz com gestos pequenos. Muitos sofrem e suportam pacientemente tantas tentativas de construi-la, e todos, especialmente aqueles que se puseram ao serviço de seus próprios povos, temos o dever de nos fazermos instrumentos e construtores de paz, acima de tudo, através da oração”.

“Construir a paz é difícil, mas viver sem paz é um tortura. Todos os homens e mulheres desta terra, no mundo inteiro, pedem-nos que levemos diante de Deus sua ardente aspiração pela paz”, expressou o Santo Padre antes da bênção final.

Conforme informa Associated Press, os presidentes do Israel e Palestina confirmaram rapidamente sua aceitação de visitar o Vaticano para rezar pela paz.

“Acolhemos o convite do Papa Francisco para ir ao Vaticano. O Presidente Peres apoiou e continuará apoiando todos os caminhos para obter a paz”, assinala o escritório da presidência do Israel.

Por sua parte, Nabil Abu Rdeneh, porta-voz do presidente palestino, assinalou que o encontro terá lugar durante no próximo mês de junho, e contará com a presença do mandatário.

Além disso, em seu compromisso de buscar alcançar a paz, o Papa Francisco deteve na manhã de hoje o seu veículo aberto durante seu percurso pela cidade de Belém para rezar diante do muro que divide os Territórios Palestinos e Israel.