Ao terminar a quinta Congregação Geral do Colégio Cardinalício, a Santa Sé informou as disposições acordadas pelos 140 cardeais presentes para as seguintes homenagens ao Papa João Paulo II e o primeiro dia do Conclave que começará no dia 18 de abril.

Sobre o programa da jornada inaugural do Conclave, informou-se que às dez da manhã de 18 de abril se celebrará a Santa Missa “pró eligendo Summo Pontifique” na Basílica de São Pedro. Às 16h30, os cardeais eleitores partirão em procissão da Sala das Bênçãos no Palácio Apostólico e se dirigirão para a Capela Sistina.

Na reunião de hoje, os cardeais revisaram alguns problemas em relação à Celebração das Exéquias e o rito de  Sepultamento do Santo Padre nas Grutas Vaticanas.

Também foram escolhidos dois pregadores para as Exortações previstas na Constituição Apostólica Universi Dominici Gregis. O Padre Raniero Cantalamessa, Pregador da Casa Pontifícia, dará a primeira exortação na quinta-feira 14 de abril no curso da Congregação Geral da manhã. O Cardeal Thomas Spidlik, teólogo jesuíta tcheco e perito em espiritualidade oriental, de 86 anos de idade, se dirigirá aos cardeais na Capela Sistina no dia 18 de abril.

A Sala de Imprensa também informou que “o Colégio Cardinalício delegou na pessoa do Cardeal Edmund Szoka a potestade legislativa para a cunhagem de moedas e a emissão de selos durante a sé vacante”.