A Presidência do Conselho Episcopal Latino-americano (CELAM) chegou a Roma e se reunirá em audiência privada com o Papa Francisco no dia 23 de maio para lhe apresentar o drama da migração, um fenômeno que afeta toda a América Latina.

A pedido da CELAM, a Pontifícia Comissão para a América Latina (CAL), convocou em 20 de maio uma reunião fechada nos seus escritórios de Roma com algumas personalidades latino-americanas (embaixadores ante a Santa Sé e reitores dos colégios pontifícios), para compartilhar algumas das reflexões do ponto de vista da Igreja relativas à situação atual da região.

Na reunião participou a presidência do CELAM, composta por Dom Carlos Aguiar Retes, Arcebispo de Tlalnepantla, México; o Cardeal Rubén Salazar Gómez, Arcebispo de Bogotá, Colômbia; Dom Dimas Lara Barbosa, Bispo de Campo Grande, Brasil; Dom Santiago Silva Retamales, Bispo Auxiliar de Valparaíso, Chile; Dom Carlos Collazzi Irázabal, Bispo de Mercedes, Uruguai.

Durante as reuniões se ressaltou o fenômeno da migração no México, uma das três zonas do mundo com maior problemática neste sentido, e que cada ano é atravessada por 350 mil migrantes em busca de chegar aos Estados Unidos e Canadá.

Por sua parte, Guzmán Carriquiry, Secretário encarregado da vice-presidência da CAL, ressaltou o trabalho desenvolvido pelos bispos dos Estados Unidos por apoiar os imigrantes e defendê-los ante as políticas adotadas pelo presidente Barack Obama, que, no seu tempo de governo, deportou mais de dois milhões de latinos.

Por sua parte, o Cardeal canadense Marc Ouellet, Prefeito da Congregação para os Bispos e presidente da CAL dirigiu as reuniões e assinalou que “a Igreja espera ajudar e colaborar a construir uma América Latina caracterizada pela justiça, a paz, a solidariedade e a fraternidade”.

“A Igreja tem uma capacidade de convocação e o Papa Francisco está demonstrando isso, chama a atenção que não tenha se preocupado apenas com o problema da América Latina, mas também no do Norte da África, viajou a Lampedusa (Itália), para chamar a atenção para aí. Refletimos cada um em seu campo para saber que ainda podemos fazer mais. Simbolicamente este encontro é muito significativo para mim e lhes agradeço sua participação”, concluiu.

A presidência do CELAM estará em Roma de 19 a 29 de maio para reunir-se com o Papa e informar sobre o serviço que se realiza com os episcopados da América Latina, assim como compartilhar orientações e preocupações relativas ao caminho da Igreja na região.