De 23 a 25 de maio de 2014, acontecerá o Primeiro Congresso Americano da Infância e Adolescência Missionária, conforme informou o Arcebispo de Aparecida e presidente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), Cardeal Raymundo Damasceno Assis.

O cardeal indicou que este grande encontro acontecerá nas instalações do Santuário Nacional de Aparecida e que participarão aproximadamente 700 assessores e coordenadores de grupos da Infância e Adolescência Missionária (IAM) de todo o Brasil e do continente americano que serão acolhidos por famílias locais.

O tema deste Primeiro Congresso será “IAM da América a serviço da Missão” com o slogan “Vocês são meus amigos”. O encontro da IAM se realiza dentro das comemorações que se celebraram em vários países com motivo do 170º aniversário da fundação da Pontifícia Obra da Infância Missionária e com o objetivo de reforçar os diferentes grupos do IAM com catequese, pastoral familiar, assim como com outras atividades eclesiais.

Uma das propostas é trabalhar um documento de conscientização sobre a Missão e sobre a presença da IAM nas escolas.

Segundo os organizadores, para participar o coordenador deve ter feito pelo menos dois anos de caminho com IAM e ter 18 anos.