O Superior Geral da Companhia de Jesus, o sacerdote espanhol Adolfo Nicolás Pachón, anunciou esta terça-feira que deseja apresentar a renúncia a seu cargo e, por isso, a finais deste ano, convocará uma nova Congregação Geral da Companhia de Jesus que se celebrará em 2016, durante a qual apresentará sua renúncia e, se esta contar com a aprovação da Companhia, haverá a eleição de um sucessor.

Em sua carta a todos os jesuítas, o Pe. Nicolás Pachón manifesta ter obtido a aprovação do Papa Francisco, com o que manteve uma "magnífica" relação desde a eleição do mesmo em 2013, informa a Companhia de Jesus.

Na missiva, o superior Geral da Companhia, Pe. Adolfo Nicolás Pachón, manifesta que passaram já vários anos da sua eleição como Superior Geral da Companhia e que recentemente cumpriu 78 anos.

"Ao considerar os anos que se aproximam, cheguei ao convencimento pessoal de que devo dar os passos para apresentar minha renúncia a uma Congregação Geral", explica.

A Congregação Geral é o órgão supremo de governo da Companhia de Jesus que só se convoca para tratar assuntos de especial importância ou para escolher a um novo Superior Geral. Nela, participam jesuítas de todo o mundo escolhidos pelos membros da ordem.

O cargo de Padre Geral (ou Superior Geral) da Companhia de Jesus é vitalício, mas as Constituições da ordem contemplam a possibilidade da renúncia ao mesmo.

Em 2008, durante a última Congregação Geral, o Pe. Peter-Hans Kolvenbach, depois de obter o consentimento do Papa Bento XVI, renunciou ao cargo.