O Papa Francisco manifestou-se profundamente entristecido pela tragédia na Colômbia que causou a morte de 33 crianças no domingo, 18 de maio, no incêndio do ônibus em que viajavam para a localidade de Fundación ao norte da Colômbia.

No telegrama, assinado pelo Secretário de Estado do Vaticano, Cardeal Pietro Parolin, destaca-se que “o papa Francisco, profundamente triste ao saber da notícia do grave acidente ocorrido na localidade de Fundación, que deixou muitas vítimas, entre elas várias crianças, roga a sua Excelência que tenha a amabilidade de mostra a sua proximidade e afeto com todos os envolvidos neste incidente tão lamentável”.

No texto, dirigido ao Bispo de Santa Marta, Dom Ugo Eugenio Puccini, indica-se também que “em sua oração, sua santidade pede fervorosamente a Deus que conceda o descanso eterno aos falecidos nesta tragédia”.

Deste modo “deseja também manifestar através de sua Excelência seus sentimentos de pesar às famílias dos falecidos, junto com a sua esperança e consolo para com os feridos, com o vivo desejo de que se restabeleçam o quanto antes”.

“O Santo Padre, muito unido a quantos choram por esta tragédia, suplica abundantes bênçãos divinas sobre os filhos e filhas destas amadas terras”, conclui.

O presidente da Colômbia, Juan Manuel Santos, assinou o decreto “por meio do qual se decreta três dias de luto em todo o território colombiano”.

"Esta não é uma tragédia apenas das famílias dos meninos e meninas que pereceram no acidente, mas é um fato doloroso que comoveu todos os cidadãos e por isso a Colômbia inteira está de luto" assinalou o ministro do Interior, Aurelio Iragorri Valência.