O Papa Francisco expressou nesta segunda-feira sua preocupação pelo clima de tensão na Europa Oriental devido à crise entre Ucrânia e Rússia, durante o encontro que teve com o primeiro-ministro da Polônia, Donald Tusk.

Conforme informou a Santa Sé, “as conversas se desenvolveram em um clima de cordialidade e se recordou a recente canonização de João Paulo II e a sua importância para a nação polonesa. O primeiro-ministro expressou seu mais vivo agrado pela visita que Sua Santidade realizará à Polônia em 2016 por ocasião da Jornada Mundial da Juventude. Mais tarde se falou da situação social e econômica do país”.

Do mesmo modo, intercambiaram-se “pareceres sobre o atual contexto internacional e, em particular, manifestou-se a preocupação pela tensão persistente na Europa oriental”.

Encontro com rei de Bahrein

O Santo Padre também teve um encontro com o rei de Bahrein, Hamad bin Isa Al Jalifa, com quem tratou “temas de interesse comum, dedicando especial atenção ao esforço em favor da paz e da estabilidade no Oriente Médio, assim como à promoção do diálogo e da coexistência pacífica entre todos os componentes da sociedade”.

Conforme informou a Santa Sede, também “foi ressaltada a positiva contribuição que a minoria cristã dá ao país" e foi "expresso apreço pela atenção pessoal de Sua Majestade às necessidades da Comunidade católica local”.