Os Santuários de Fátima, em Portugal, e de Aparecida se uniram para celebrar os 300 anos do encontro da imagem de Nossa Senhora Aparecida no Rio Paraíba e os 100 anos das aparições da Virgem aos três pastorinhos em Fátima. A comemoração recebeu o nome de “2017: Aparecida e Fátima, Centenários de Bênçãos”. Como parte da comemoração jubilar, neste sábado 17 de maio, a imagem peregrina de Fátima será entronizada solenemente no altar central do Santuário Nacional de Aparecida em uma cerimônia com a presença do Arcebispo de Aparecida, Dom Raymundo Damasceno e o bispo de Leiria-Fátima, Dom António Marto. Em 2015, será a vez da imagem de Nossa Senhora Aparecida ir até o Santuário em Portugal.

A imagem, réplica da que está na Capelinha das Aparições em Portugal, chegou ao Brasil nesta sexta-feira, 16, trazida pelo Bispo de Leiria, Dom António Marto, e pelo reitor do Santuário de Fátima, Pe. Carlos Cabecinhas e foi entregue ao Cardeal Arcebispo de Aparecida, Dom Raymundo Damasceno. Antes de chegar ao Santuário a Imagem percorrerá ruas da cidade de Aparecida seguida de uma procissão de devotos e romeiros.

“A expectativa para a chegada da Imagem de Nossa Senhora de Fátima a Aparecida é grande. Santuário, Arquidiocese de Aparecida e moradores do município mobilizam-se para que o momento seja de profunda espiritualidade a todos aqueles que acompanharem este momento histórico”, destaca a assessoria de comunicação do Santuário Nacional de Aparecida.

No sábado, dia 17 de maio, "a imagem será o centro de um cortejo em carro do corpo de bombeiros, iniciando-se às 17h00, junto à Igreja de São Benedito, e subindo, na contramão, a Rua Monte Carmelo até a Praça Nossa Senhora Aparecida. Ali, às 17h30, haverá a receção oficial da imagem, por D. Raymundo Damasceno", informou a assessoria.

“Recordamos que esta será a primeira iniciativa conjunta entre os dois santuários marianos que celebram jubileus em 2017: Fátima celebrará o centenário das Aparições de Nossa Senhora e Aparecida o tricentenário do encontro da imagem de Nossa Senhora da Conceição no Rio Paraíba. "D. António Marto e o cardeal D. Raymundo Damasceno Assis, arcebispo de Aparecida, concordaram em assumir algumas ações conjuntas, que assinalem e expressem a ligação dos dois santuários nesta importante ocasião”, explica o padre reitor do Santuário de Fátima, recordando ainda que “tratando-se de dois dos mais importantes santuários marianos do mundo e de dois povos irmãos, unidos pela história e pela língua, como também pela mesma fé e pela grande devoção a Nossa Senhora” foi sentido "o dever celebrar também conjuntamente tão significativos jubileus”.

A programação, que poderá ser acompanhada pela Rede Aparecida de TV, o canal oficial do Santuário da Mãe Aparecida, e outros canais católicos consta da seguinte maneira:

17 de maio

 

17h30 -  Recepção da imagem em frente da Matriz Basílica

 

18h00 – Recitação do Terço

 

19h00 - Procissão luminosa pela Passarela da Fé trazendo a imagem até ao Santuário

 

20h00 - Eucaristia: Acolhida da imagem de Nossa Senhora de Fátima em cerimônia presidida por Dom Raymundo Damasceno Assis com a presença de Dom António Marto, bispo de Leiria-Fátima e de outros concelebrantes (Transmissão pela TV Aparecida)

 

22h00 – Recitação do Terço, acolhendo a imagem de Nossa Senhora de Fátima (Transmissão pela TV Aparecida)

 

18 de maio

 

Mais em

07h30 - Eucaristia: Entronização da imagem de Nossa Senhora de Fátima. Cerimônia presidida por Dom António Marto com a presença de Dom Raymundo Damasceno e de outros padres concelebrantes.

 

08h30 - Trasladação da imagem de Nossa Senhora de Fátima para o monumento a ela dedicado. (Transmissão pelas TV Aparecida, TV Canção Nova - também para Portugal, e TV Cultura de São Paulo)