De 14 a 22 maio de 2014, as Igrejas e comunidades cristãs de Jerusalém se preparam com uma novena de oração para apoiar espiritualmente a peregrinação do Papa Francisco e seu encontro com o Patriarca Bartolomeu I, programados para os 24 a 26 de maio.

Esta reunião ocorre cinquenta anos depois do histórico encontro do Papa Paulo VI e o Patriarca Atenágoras em Jerusalém, que marcou um novo e positivo começo na relação entre os ortodoxos e a Igreja Católica.

Os nove dias de preparação consistem em oração individual e comunitária nos lugares Santos, jejum, adoração e boas obras. A oração comunitária será realizada por turnos nas diferentes Igrejas da Cidade Santa, e todas as demais comunidades cristãs estão convidadas a unir-se.

Esta iniciativa começou na quarta-feira 14 com a oração de veneração da Santa Cruz na capela Ortodoxa Grega no Gólgota e com as vésperas na capela ortodoxa etíope de São Miguel.

Na quinta-feira 15 a jornada de oração se dedicou à adoração do Santíssimo Sacramento nas igrejas onde se guarda o Santíssimo e, além disso, teve lugar um Via Crucis seguido de adoração no Patriarcado Armênio Católico, que tradicionalmente assume a quarta estação do Via Crucis que percorre Jerusalém na Semana Santa.

Esta sexta-feira é o dia da oração pela unidade dos cristãos, com uma oração na igreja luterana do Redentor.

O sábado estará dedicado ao jejum e à veneração da Cruz na igreja ortodoxa copta de Santa Helena na novena estação do Via Crucis. Esta jornada finalizará com a oração do santo rosário seguido de missa na igreja católica síria de São Tomé.

No dia seguinte, domingo 18 de maio, haverá adoração Eucarística na igreja de Nossa Senhora do Espasmo, quarta estação do Via Crucis. As vésperas, seguidas de adoração, serão celebradas na igreja católica latina de São Salvador.

A segunda-feira será o dia dedicado à oração pela comunidade cristã e pela unidade; outros atos oferecidos neste dia serão: a visita a um familiar ou amigo, a uma pessoa doente, ou a alguém necessitado de ajuda; haverá ainda uma oração extraordinária pela unidade na igreja ortodoxa síria de São Marcos.

Outro dia dedicado ao jejum será na terça-feira dia 20. Além disso, rezarão-se as vésperas na catedral armênia do Santiago e na igreja ortodoxa copta do Santo Antonio.

A quarta-feira estará dedicada à adoração do Santíssimo Corpo e Sangue de Nosso Senhor com vésperas e Via Crucis na catedral anglicana de São Jorge.

Finalmente na quinta-feira, 22 de maio, o dia será dedicado à oração pela comunidade cristã e a unidade com uma solene adoração na igreja do convento maronita. Seguidamente haverá oração e Rosário na Co-catedral do Patriarcado Latino e missa no Patriarcado grego-católico.