Foi anunciado, na manhã de hoje, na Filadélfia, Pensilvânia (EUA), o tema “Love Is Our Mission: The Family Fully Alive” para o 8º Encontro Mundial das Famílias, que acontecerá em setembro de 2015. Em tradução livre do título em inglês, "O amor é a nossa missão: a família plenamente viva”. O anúncio aconteceu durante coletiva de imprensa em que participaram o arcebispo da Filadélfia, dom Charles Chaput, o presidente do Pontifício Conselho para a Família, dom Vincenzo Paglia, o governador do estado da Pensilvânia, Tom Corbett, e o prefeito da Filadélfia, Michael Nutter.
 
De acordo com os organizadores, o tema é inspirado nas palavras de Santo Irineu, que afirma “a glória de Deus é o homem vivo” e destaca o “valor intrínseco” da família para o bem da sociedade.
 
Dom Chaput disse que o papa Francisco encarna a mensagem de misericórdia, alegria e amor que está no coração do Evangelho. “Sua compaixão pelas necessidades genuínas de pessoas em todo o mundo e seu cuidado profundo para a instituição da família inspiraram o nosso tema”, afirmou.
 
“Num momento em que esperamos que você se junte, papa Francisco”, convidou o arcebispo.
 
De acordo com dom Charles Chaput, o tema não ressoa apenas com católicos, mas em todas as pessoas de boa vontade. “Ele realça a beleza e a verdade da vida familiar. O amor que citamos em nosso tema é o amor que temos de garantir, preenche todas as casas e todos os membros da família com uma luz única e revigorante”, explicou.
 
O Pontifício Conselho para a Família organizou os Encontro Mundiais em Roma, Itália (1994), Rio de Janeiro, Brasil (1997), Roma, Itália (2000), Manila, Filipinas (2003), Valencia, Espanha (2006), Cidade do México, México (2009) e em Milão, Itália (2012). O evento foi criado por São João Paulo II com o objetivo de reforçar os laços sagrados da família em todo o mundo.
 
A oitava edição acontecerá de 22 a 27 de setembro de 2015. São esperados participantes de mais de 150 países.