De norte a Sul do país, passando pelo coração católico do Brasil, o Santuário Nacional de Aparecida, devotos de Nossa Senhora de Fátima mostraram seu amor e devoção à Virgem que apareceu aos pastorinhos Lúcia, Jacinta, e Francisco. No dia 17, a Imagem peregrina de Fátima chega de Portugal a Aparecida para o início das celebrações conjuntas pelos 100 anos da Aparição de Nossa Senhora de Fátima e os 300 anos da retirada da Virgem de Aparecida das águas do rio Paraíba. Ambos centenários ocorrem em 2017.
 
Em comemoração à primeira aparição da Virgem Maria aos Pastorinhos, o arcebispo do Rio, Cardeal Orani João Tempesta presidiu uma missa neste sábado, dia 10 de maio, no Santuário de Nossa Senhora do Rosário de Fátima, no Recreio dos Bandeirantes (foto à esq.). Os festejos acontecem até a próxima terça-feira, dia 13 de maio. Dom Orani presidirá outra missa no dia 12, véspera da aparição. A organização é da Associação Arquidiocesana Tarde com Maria.
 
O Santuário do Rosário de Nossa Senhora de Fátima do Rio de Janeiro é a única réplica no mundo da Capela das Aparições de Nossa Senhora aos Pastorinhos, construída em Portugal, e tem o objetivo de evangelizar e difundir a mensagem de Fátima a todos os brasileiros, tanto recebendo fiéis quanto levando a imagem peregrina a todas as dioceses e arquidioceses do Brasil.
 
Em São Paulo, a data é celebrada com missas durante todo o dia, além de uma procissão no Santuário Nossa Senhora do Rosário de Fátima, no Sumaré. No lado de fora do santuário, barracas vendem comidas típicas portuguesas e imagens da santa. Já em Fortaleza, segundo o padre Ivan de Souza, pároco do Santuário de Fátima, a tradicional procissão deve reunir 150 mil fiéis pelas ruas da cidade. 
 
Já em Belém, no Pará, mesmo com a chuva, a procissão das velas foi realizada na noite de ontem (12) com milhares de fiéis. Também chamada de Procissão Luminosa, o cortejo é realizado desde 1966 pela Paróquia de Nossa Senhora de Fátima. É considerado o segundo maior evento religioso da cidade, depois do Círio de Nazaré, uma procissão que chega a reunir mais de 1 milhão de fiéis pelas ruas da capital paraense. A novidade deste ano foi um terço gigante de oito metros, conduzido pelo grupo Terço dos Homens. 
 
A vinda da imagem de Fátima a Aparecida é uma primeira iniciativa em preparação a comemoração de dois jubileus, os 100 anos das aparições de Nossa Senhora em Portugal e também os 300 anos do encontro da imagem de Nossa Senhora nas águas do rio Paraíba. Saiba mais sobre '2017: Aparecida e Fátima, Centenários de Bênçãos'.
 
Até 2017, uma série de atividades serão desenvolvidas com o objetivo de propagar a devoção a Virgem Maria e propiciar o intercâmbio de romeiros e peregrinos entre Brasil e Portugal.
 
No domingo (18), às 07h30, os telespectadores acompanharão a entronização da imagem da Virgem de Fátima, na Santa Missa de Aparecida que será presidida por Dom Antônio Marto, bispo de Leiria-Fátima e com a presença de Dom Raymundo Damasceno e de outros concelebrantes. Após a missa a Imagem de Fátima será levada a um monumento a ela dedicado construído no jardim do Santuário Nacional onde a imagem permanecerá.