Com o fim de “promover a partir das ciências sociais, da teologia e da pastoral uma reflexão sobre a riqueza social da família” para a promoção missionária, os Bispos do Departamento de família, Vida e Juventude do Conselho Episcopal Latino-Americano (CELAM), convocam o Primeiro Congresso Latino-Americano de Pastoral Familiar que será realizado na cidade do Panamá.

Este congresso intitulado “Família e Desenvolvimento Social para a Vida Plena e a Comunhão Missionária” se realizará de 4 a 9 de agosto de 2014 e fará parte das três etapas de um projeto pastoral iniciado no ano passado e dividido em três etapas: o Pré-congresso Regional de agentes de Pastoral Familiar (2013), o Congresso Latino-americano de agentes de Pastoral Familiar (2014) e o Pós-congresso Regional de agentes de Pastoral familiar (2015).

O evento contará com as exposições magistrais do Presidente do Pontifício Conselho para a Família, Dom Vicenzo Paglia, que falará na quinta-feira, 7 de agosto, sobre os “Horizontes da Pastoral familiar para a vida plena e a comunhão missionária”.

Outra das exposições estará a cargo do Presidente da Comissão Episcopal da Pastoral para a Vida e a Família da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) e Bispo de Camaçari, Dom João Carlos Petrini que falará na quarta-feira, 6 de maio, a respeito dos
“Desafios da Pastoral Familiar para a Vida Plena e a Comunhão Missionária”.

Além disso, haverá um painel de especialistas membros da Rede de Institutos de Família para a América Latina –REDIFAM e do Vice-presidente do Pontifício Instituto João Paulo II para estudos sobre o matrimônio e a família localizado em Roma (Itália), Pe. José Granados.

Com as exposições sobre a família e seu vínculo com a educação, a comunicação, a vida quanto às políticas públicas, a economia e a nova evangelização, busca-se dar a conhecer as dimensões e os desafios da família hoje.

Portanto, haverá uma análise das dificuldades, adversidades e se observará as possibilidades de desenvolver, “segundo o projeto de Deus”, linhas de ação frente a cada realidade.

Durante o congresso, na terça-feira 5, quarta-feira 6 e quinta-feira 7, serão apresentados três testemunhos de famílias.

No evento estarão presentes diferentes Bispos do CELAM e delegados da Pastoral Familiar e Pastoral Juvenil de 22 países como a Argentina, Brasil, Colômbia, México, Venezuela, Costa Rica, Honduras, República Dominicana, entre outros.

Mais informação:
familiayvida@celam.org