A Conferência Episcopal Espanhola anunciou que mais de 250 mil espanhóis acudirão a Roma para os funerais do Papa João Paulo II, previstos para esta sexta-feira.

Milhares de automóveis provenientes de diversas partes da Espanha se preparam para encher as estradas e sair com suficiente tempo para lhe dar o último adeus ao Santo Padre.

“Compartilhar carros também está sendo muito frequênte”, assim o afirmou a porta-voz de uma organização católica quando assinalou que vários de seus membros se agruparam para partir em caravanas para Roma.

Enquanto os aeroportos e terminais de ônibus e trens espanhóis também estão repletos de pessoas que estão dispostos a dormir em barracas com tal de despedir do Sumo Pontífice, as agências de viagens, aerolinhas e companhias navais promocionam planos especiais para atender a crescente demanda de ingressos para a capital italiana.

De outro lado, a chancelaria polonesa informou que mais de dois milhões de poloneses viajarão a Roma para assistir aos funerais da sexta-feira. O cálculo se apoiou em uma pesquisa informal das agências de viagens. “Teriamos gostado de acrescentar inclusive mais, mas as autoridades italianas não nos deram permissão. Infelizmente não podemos dar capacidade em nossos vôos a todos os que estavam interessados em viajar”, explicou um agente de viagens.