Um grupo de amigos poloneses decidiu correr para chegar a Roma e estar presente na canonização dos santos João Paulo II e João XXIII.

“Não temos nenhuma organização (oficial). Somos amigos”, disse Tomasz Pietnerzak ao Grupo ACI em 27 de abril. “Quando outro amigo propôs ir correndo ao Vaticano. Eu disse ‘está bem, corramos. Vamos!’”.

O grupo de 22 homens, de diferentes idades, correu uns dois mil quilômetros para estar presente nas canonizações. Correram 300 quilômetros por dia.

Pietnerzak confessou que a motivação principal que impulsionou esta iniciativa foi “correr em forma de agradecimento”, e que a palavra “obrigado” foi estampada na parte de trás da camiseta que usaram para correr.

“Corremos porque não podemos fazer nada mais”, explicou o peregrino. Deste modo expressou a sua especial gratidão a São João Paulo II não só porque “é polonês”, mas também porque “mudou o mundo e Polônia”.

A missa de canonização de São João Paulo II e São João XXIII foi celebrada no dia 27 de abril às 9h30 na Praça de São Pedro, onde um grande número de peregrinos lotou as ruas principais e acessórias.