“Não decepcionem  seu grande amigo e pai, o Papa João Paulo II!”, exclamou o Arcebispo de Madri, Cardeal Antonio Maria Rouco Varela, diante de milhares de jovens que lotaram a esplanada da Almudena durante a Missa em honra ao Santo Padre.

Durante a homilia, o Cardeal recordou as visitas que o Papa realizou à Espanha e seus encontros com os jovens, a quem em 3 de maio de 2003 chamou a vencer “a inimizade com a força do perdão”, a testemunhar que “as idéias não se impõem, mas sim se propõem”, assim como a nunca deixar-se desanimar pelo mal.

“À vista de tudo o que conhecemos, vivemos e recebemos dele como nosso Pai e Pastor, o nome que enquadra  João Paulo II é o de Santo”, afirmou.

Depois de recordar que em inumeráveis ocasiões os jovens espanhóis chamaram o Papa “amigo”, o Cardeal  convidou-lhes a “dar um passo a  mais”,  respondendo “com coração comprometido e fervoroso: Queremos ser testemunhas de Jesus Cristo!” e protagonistas “de um mundo novo”, levando o Evangelho “às raízes mais profundas das pessoas e da sociedade”.

O Arcebispo de Madri afirmou que João Paulo II segue acreditando nos jovens. Sobre o chamado à vocação religiosa, o Cardeal Rouco recordou as palavras pronunciadas pelo Pontífice em 1982: “Se sentir o chamado de Deus que te diz: ‘segue-me'... não o cale”. Acrescentou que o Papa assegura que “vale a pena dedicar-se à causa de Cristo e, por amor a Ele, consagrar-se ao serviço do homem”.

A Eucaristia, organizada pela Delegação da Juventude de Madri, seria celebrada  no interior da Catedral da Almudena, mas teve que realizar-se na esplanada devido ao grande número de jovens.