O atual proprietário do automóvel FSO Varsóvia que por 19 anos pertenceu a São João Paulo II, dirigiu o histórico veículo até Roma, para participar dos eventos pela canonização de seu anterior dono.

Karol Wojtyla comprou o carro em 1958, quando ainda era Cardeal de Cracóvia, e o usou até 1977, um ano antes de ser eleito Pontífice no Conclave de 1978. O Papa Wojtyla o vendeu depois à família de seu motorista.

O automóvel, de cor verde água, chegou a Roma da Alemanha, dirigido por Marek Schramm, um colecionador alemão de origem polonesa que, em 2012, adquiriu o veículo através de uma página de leilões na internet, sem saber que tinha pertencido a João Paulo II.

“Este carro pertenceu verdadeiramente ao Papa Wojtyla, estes são os documentos originais que testemunham que este foi o seu carro, olhe, aqui está seu nome escrito”, explicou Schramm ao grupo ACI no dia 27 de abril.

A visita ao Vaticano do FSO Varsóvia conclui uma particular peregrinação começada em Berlim, na Porta de Brandemburgo, no dia 13 de abril de 2014. O trajeto foi dividido em diferentes etapas passando pela Polônia, e alguns lugares significativos da vida do novo santo.

O FSO Varsóvia é um modelo de carro polonês, produzido entre 1951 e 1973 pela Fábrica de Automóveis de Passageiros de Varsóvia. Foi o carro que dominou o setor de táxi de vários países graças a sua resistência, a sua fiabilidade e a sua durabilidade.

O carro foi restaurado por um grupo de dez alemães e seis poloneses. Foram necessárias mais de 2500 horas de trabalho para devolver ao veículo o seu aspecto original.

Anteriormente o carro tinha pertencido a Piotr Staszcyk, neto do antigo motorista do Cardeal Wojtyla. A placa original, “KR9613”, foi substituída por “IL JP2 H”, “IL” por Ilmenau, lugar de residência de seu atual dono; “JP2” por João Paulo II e “H” por ser algo histórico. O FSO Varsóvia foi o único carro comprado por João Paulo II.