O Bispo argentino Marcelo Sánchez Sorondo, Chanceler da Academia de Ciências do Vaticano, assinalou em declarações à imprensa que os chamados "papávei" são “os candidatos dos jornalistas”.

“São os candidatos dos jornalistas, mas não os candidatos que têm em mente os cardeais”, afirmou o Prelado membro da cúria romana, ao ser consultado por Radio a América da Argentina sobre os chamados “papáveis” pelos meios internacionais.

Por sua parte, em uma nota publicada hoje quarta-feira pelo diário Clarim, Dom Sánchez Sorondo indicou que o que se espera do seguinte Pontífice é que reafirme as grandes tradições da Igreja”.

Recordou também que a Igreja “não vai aceitar nunca o crime do aborto e sobre o celibato sacerdotal admitiu que “'não está diretamente nos textos doutrinários”, mas indicou que é uma tradição eclesiástica “que vem do ano 300, ou seja há mil e 700 anos” e que tampouco sofrerá modificação alguma durante o seguinte papado.

Entre os desafios para o novo pontificado mencionou a evangelização “novamente de um mundo que em parte foi cristianizado, como a Europa, mas no qual uma boa maioria perdeu sua fé”; e o tema da justiça social, tão caro na América Latina” aonde a “distância entre ricos e pobres é cada vez maior”.