Na homilia da missa em que canonizou São João Paulo II e São João XXIII, o Papa Francisco destacou a contribuição do Papa polonês à promoção da família e recordou que quis ser recordado assim.

“Neste serviço ao Povo de Deus, João Paulo II foi o Papa da família. Ele mesmo disse uma vez que assim gostaria de ser lembrado: como o Papa da família. Apraz-me sublinhá-lo no momento em que estamos a viver um caminho sinodal sobre a família e com as famílias, um caminho que ele seguramente acompanha e sustenta do Céu.”, afirmou em sua homilia.

Ao falar dos novos Santos, o Papa Francisco assegurou que tanto João Paulo II como João XXIII “foram sacerdotes, bispos e papas do século XX. Conheceram as suas tragédias, mas não foram vencidos por elas. Mais forte, neles, era Deus; mais forte era a fé em Jesus Cristo, Redentor do homem e Senhor da história; mais forte, neles, era a misericórdia de Deus que se manifesta nestas cinco chagas; mais forte era a proximidade materna de Maria”.

Aqui se pode ler a íntegra da homilia que pronunciou o Papa Francisco: http://www.acidigital.com/noticias/integra-da-homilia-do-papa-francisco-na-canonizacao-de-sao-joao-paulo-ii-e-sao-joao-xxiii-50235/