O Papa Francisco nomeou recentemente como seu novo secretário pessoal o sacerdote argentino Fabián Pedacchio Leaniz, em substituição de Dom Alfred Xuereb, que foi promovido para a Secretaria de Economia do Vaticano.

O Pe. Fabián Pedacchio Leaniz, de 50 anos, é licenciado em Direito Canônico pela Pontifícia Universidade Católica Argentina "Santa María de los Buenos Aires" (UCA), foi presidente da Sociedade Argentina de Direito Canônico e se desempenhou nos tribunais eclesiásticos locais.

Foi também vigário paroquial da paróquia Virgem Imaculada de Lourdes e logo pároco de Santa Margarida María Alacoque.

Chegou ao Vaticano em 2007, recomendado pelo então Arcebispo de Buenos Aires (Argentina), Cardeal Jorge Mario Bergoglio (hoje Papa Francisco), e se desempenhou, até meados de 2013, na Congregação para os Bispos.

Desde julho de 2013, o sacerdote argentino assistiu o Papa em diversas tarefas, tanto como tradutor como respondendo parte de suas correspondências pessoais.

Também se incorporou à secretaria pessoal do Papa o sacerdote copto católico Yoannis Lahzi Gaid. O presbítero egípcio, o primeiro secretário de um Papa que não é de rito latino, traduz as catequeses do Santo Padre para o árabe.