Depois da audiência geral da quarta-feira 16 de abril, o Papa Francisco recebeu centenas de cartas escritas por órfãos e idosos procedentes dos cinco continentes, e uma especial missiva de crianças colombianas pedindo a visita do Pontífice ao seu país.
 
“Senhor Papa… Quero te pedir que venha a Colômbia”, escrevia o pequeno Pedro José, um menino que vive em um orfanato deste país. Junto a ele, também escreveram ao Papa outros 40 de seus companheiros.
 
Muitos dos remetentes pediram ao Papa uma oração pela paz e a unidade no mundo. Gloria Herráiz, de 88 anos de idade, quem vive em uma clínica de repouso na Espanha, enviou ao Papa suas saudações em nome de todos seus companheiros de residência; enquanto Adelina, de 87, agradeceu ao Pontífice pela proximidade que sempre demonstra aos idosos”.
 
As cartas fossem entregues ao Papa por uma delegação de universitários dos cinco continentes, que participam esta semana em Roma no Fórum UNIV 2014, promovido pela Prelatura do Opus Dei.
 
O Papa Francisco saudou os jovens ao final da audiência e abençoou centenas de crucifixos e rosários para que os repartam entre os órfãos e os idosos quando retornarem a seus países de origem.
 
As cartas entregues ao Papa procuram seguir o chamado do Papa Francisco de ir “para as periferias”, e procedem das visitas e encontros pessoais destes jovens a estas pessoas em diversos países da América Latina, Índia, Estados Unidos, Austrália, Canadá, Quênia, China, e Israel.