O Prefeito da cidade de Roma anunciou esta quinta-feira que o dia das Exéquias do Papa será um dia inesquecível  e imprevisível: pelo menos 4 milhões de peregrinos se esperam na sexta-feira.

 

“A cidade verá uma invasão de peregrinos jamais vista, mais de quatro milhões de pessoas ultrapassarão a população da cidade”  disse o Prefeito Achille Serra, ao anunciar os preparativos de emergência que a cidade está tomando para tratar de manejar uma cifra jamais vista antes na Cidade Eterna. 

 

A homenagem aos restos mortais do Pontífice seguirá até as 10 da noite de Roma, mas as autoridades solicitaram aos fiéis já não somar-se à fila de peregrinos, pois esta, na quinta-feira pela manhã, tinha cinco quilômetros de comprimento e faz que para quem se somar hoje, seja impossível ver o Papa.

 

Na sexta-feira, todas as dependências públicas e escolas estarão fechadas ao público, a cidade desdobrará 6,430 policiais e a partir das 2h, o trânsito veicular em Roma ficará completamente paralisado.

 

Para poder alojar aos peregrinos, a Praça de São Pedro se abrirá às 3.30 da manhã.

 

Entretanto, para poder alojar aos quatro milhões de peregrinos previstos, a Cidade decidiu colocar seis telas gigantes ao longo da Via da Conciliação; além de uma tela no Estádio Olímpico de Roma, duas na Basílica de San João de Latrão, duas no Circo Máximo, nove no Tor Bergata –cenário da Jornada Mundial da juventude durante o Jubileu do 2000-, uma no Flaminio, duas na Basílica de São Paulo Extramuros, duas na Praça do Popolo,duas na Praça do Risorgimento e  uma mais no Coliseu.