Dada a enorme quantidade de fiéis que se amontoaram por milhares nos arredores da Basílica de São Pedro para lhe apresentar seus respeitos ao Papa João Paulo II e logo depois dos cálculos previstos pelos serviços de Defesa Civil, a fila para ver o Papa João Paulo II se fechou, embora os peregrinos poderão seguir unidos ao Pontífice através de suas orações.

Com este cálculo, estima-se que inclusive a última pessoa que espera na gigantesta fila, poderá passar uns segundos diante dos restos do Santo Padre até a hora do fechamento da Basílica de São Pedro.

"Neste momento em Roma há mais de um milhão de peregrinos e a cidade não tem capacidade para receber mais", declarou Guido Bertolaso, chefe da Defesa Civil italiana diante do impressionante e imparável fluxo de fiéis à capital, para render uma última homenagem ao Papa.

Com os quase dois milhões de poloneses que se esperam na sexta-feira para o enterro do filho mais amado da Polônia e os mais de 250 mil espanhóis que irão à capital italiana, somados aos milhares de peregrinos que seguem chegando de todas partes do mundo, calcula-se que haverão entre dois e quatro milhões de pessoas presentes na sexta-feira para despedir-se do querido Pontífice.

Do mesmo modo, Bertolaso convidou aos fiéis que continuam chegando a Roma a transladar-se ao campus universitário de Tor Vergata, situado nos subúrbios da cidade, com o fim de evitar o colapso.