O Arcebispo de Barranquilla, Dom Rubén Salazar, e o Bispo de Santa Marta, Dom Hugo E. Puccini, concordaram em ressaltar o papel fundamental que tem a Igreja na busca do restabelecimento da paz e da reconciliação na Colômbia.

Ambos bispos ressaltaram, por um lado, a trascendência das constantes intervenções da Conferência Episcopal da Colômbia como mediadora entre o Governo e os grupos armados e, por outro, o tremendo impacto do Evangelho no restabelecimento da justiça, comunicação e o logro da reconciliação entre todas as partes da sociedade.

Em diálogo com os diretores da organização internacional Ajuda à Igreja Necessitada (ACN), Dom Salazar explicou que em sua Arquidiocese uma das prioridades é a pastoral familiar.

Em ordem ao fortalecimento da família como “Igreja doméstica” e base da sociedade, o Prelado declarou ter dirigido uma carta circular às 400 mil famílias de Barranquilla pedindo-lhes reunir-se em casa semanalmente para compartilhar em comum o Evangelho.

Outra das prioridades na diocese –acrescentou– é a promoção das vocações entre os jovens. O Bispo declarou que para uma população de mais de dois milhões de católicos, apenas cerca de 100 sacerdotes são insuficientes. “Nós necessitamos urgentemente de pelo menos 50 mais”, disse.