A Diocese de Valparaíso através da Cáritas Chile criou a Comissão Central para coordenar a ajuda às vitimas do incêndio na região de Valparaíso (a 135 km de Santiago).

O incêndio começou nas colinas de Valparaíso no sábado, 12 de abril, e ainda há vários focos que não foram apagados. Até o momento se registraram 12 mortos, umas duas mil moradias destruídas e mais de 10 mil vítimas que foram evacuadas do lugar.

O diretor nacional da Cáritas Chile Lorenzo Figueroa e o presidente da Área Pastoral, Dom Pedro Ossandón, reuniram-se na tarde do domingo, 13 de abril, com representantes de paróquias, movimentos, colégios e universidades em Valparaíso, para coordenar a ajuda que chega de Santiago e os voluntários. Na reunião surgiu a Comissão Central.

A Comissão Central é apoiada pela Cáritas Chile e segundo o site da Diocese de Valparaíso, as subcomissões respondem às necessidades de coordenação do trabalho.

Entre as subcomissões se encontram o Centro de Operações que estará em contato com a Rede de Ajuda Humanitária Chilena, a Área de Administração que se coordenará com a Onemi (Escritório Nacional de Emergência), a Área de Comunicações que informará sobre tudo o que está sendo feito nos sites oficiais da Igreja (www.iglesia.cl  e www.obispadodevalparaiso.cl), e nas redes sociais a conta do Twitter @IglesiaValpo.

A coordenação de voluntários está a cargo da Pastoral Juvenil Diocesana. Todos os interessados em colaborar nos centros de provisão ou albergues, devem entrar em contato com: secretaria@iglesiajoven.cl

O apoio espiritual às vítimas está a cargo do Padre Cristian Moya, Pároco da Asunción de María de Achupallas que convocará os sacerdotes, religiosas e Diáconos Permanentes para acompanhar espiritualmente as vítimas e celebrar liturgias e missas.

Finalmente, a Diocese faz um chamado a unir-se em oração pelas vítimas, colaborar com ajuda material e não enviar voluntários direto à zona pelo perigo da situação.