Dom Monteiro de Castro, Núncio Apostólico na Espanha, ressaltou que “a resposta do povo espanhol foi e está sendo insuperável”, logo depois de conhecer o trânsito à Casa do Pai do Papa João Paulo II.

Em uma entrevista concedida ao jornal ABC da Espanha, o Prelado destacou que “a resposta do povo espanhol foi e está sendo insuperável. Estão indo até a Nunciatura centenares de pessoas, que deixam mensagens emocionantes e de agradecimento ao Santo Padre”.

Refirindo-se ainda a esta “insuperável resposta” espanhola, o Núncio Apostólico indicou que mantiveram as portas abertas ao meio dia “e não sei se teremos que voltar a fazê-lo esta noite, porque em nenhum momento do dia deixaram que aparecer amostras de carinho por parte dos espanhóis”.

Dom Monteiro recordou também que “a visita de Suas Majestades os Reis, no domingo passado, pôs de manifesto a estreita relação de amizade do povo espanhol com o Papa e com a Igreja”.

“Em minha opinião, João Paulo II despertou a consciência do mundo inteiro sobre certos valores inalienáveis, que são os valores da pessoa humana. Sua dignidade, sua liberdade, a justiça, a solidariedade”, destacou o Prelado.

Do mesmo modo, ao referir-se à chamada do João Paulo II de abrir as portas do coração a Cristo, o Arcebispo declarou que “o mais importante para o homem de ontem, de hoje e de sempre: abrir-se a Deus, deixar que Deus entre em sua vida, porque lhe vai transmitir paz, tranqüilidade, fortaleça, serenidade: coisas que não pode oferecer nenhum outro valor”.

Do mesmo modo, o Núncio Apostólico anotou que também se recordará ao João Paulo II como “o maior defensor da vida e a dignidade humana, como aquele que deu grande importância à liberdade, que é algo inato ao homem, assim como à justiça”.

Finalmente, o Prelado sublinhou “sua vitalidade, sua dimensão espiritual e seu desejo de dar-se até o sacrifício máximo”.