No mesmo dia em que o Vaticano realiza a cerimônia solene de canonização do Papa João Paulo II, a Capelania Pessoal Polonesa e a Paróquia Nossa Senhora Auxiliadora se reúnem para celebrar este marco da Igreja Católica com uma missa solene presidida pelo Bispo-auxiliar da Arquidiocese de São Paulo, Dom Tarcisio Scaramussa, e com a participação especial do sacerdote Juarez de Castro, que cantará o Hino à Divina Misericórdia. A solenidade acontece dia 27 de abril às 11 horas na Igreja Nossa Senhora Auxiliadora, localizada no centro de São Paulo, e reunirá católicos de origem polonesa para marcar a data da elevação do Papa nascido em Wadowice, no sul da Polônia.

A missa solene será acompanhada dos Corais Polonês da Cidade de São Paulo e Frei Galvão, sob a regência de Krystyna Kasperowicz; e, do músico José Roberto Forte ao órgão. No repertório de celebração, estão canções na língua polonesa e portuguesa, como: A Barca (Cesario Gabarain), em polonês “Barka” (Pe. Salesiano Stanislaw Szmidt), considerada a música favorita do Papa que declarou estar ouvindo-a quando anunciaram o resultado do conclave no qual fora escolhido; Gaude Mater, o primeiro hino da Polônia; Benção João de Deus, canção escrita por ocasião da primeira visita do Santo Papa para o Brasil; entre outras.

Além da missa, a Capelania Polonesa organizou ainda uma programação especial em homenagem à João Paulo II para celebrar esta data, que corresponde a festa da Divina Misericórdia, estabelecida por João Paulo II no segundo domingo da Páscoa. A vida de João Paulo II, o primeiro papa polonês da história, será lembrada em diferentes momentos, com a exposição de fotos exclusivas sobre pontificado e também com obras de autoria do pontífice, como a declamação da poesia “O Deus Oculto” e apresentação de flashes do musical “O Enlace, do livro A Loja do Ourives”.

Para dar continuidade a esta celebração, o Grupo de Danças Folclóricas Polonesas Chabry i Maki, sob a regência de Michalina Staniczek Andrade apresenta um mix de canções típicas da região das montanhas da Polônia, região de frequente visita e retiro do Papa João Paulo II. O grupo de jovens “GAM” da paróquia Nossa Senhora Auxiliadora também completa a homenagem especial ao Pontífice falecido em 2005.
 
Durante toda a programação de celebração da canonização de João Paulo II e comemoração da Divina Misericórdia, será servido um almoço típico polonês, preparado pelo chef Andrzej Wica, do premiado restaurante Maria Escaleira.

Mais informações: www.capelaniapolonesa.com.br