O ministro das Relações Exteriores da Venezuela, Elías Jaua, enviou uma carta ao Secretário de Estado Vaticano e ex-núncio na Venezuela, Cardeal Pietro Parolin, para convidá-lo a participar da Conferência Nacional de Paz convocada pelo presidente Nicolás Maduro como “testemunha de boa fé”.

Este fato ocorreu depois do encontro entre o regime, a Mesa da Unidade (MUD) e chanceleres da Unasur, que coincidiram sobre a necessidade de que a Santa Sé participe dos processos de diálogo como testemunha de boa fé.

Na carta, publicada este 9 de abril no site da chancelaria venezuelana, Jaua transmite “o convite do Presidente Nicolás Maduro Mouros, a Sua Santidade o Papa Francisco, com o propósito de que participe dos processos de diálogo entre representantes do Governo e a oposição venezuelana, através da designação de sua pessoa como ‘Testemunha de boa fé, para acompanhar o amplo diálogo que atualmente se desenvolve na Venezuela e que conta com o acompanhamento dos chanceleres da União das Nações Sul-Americanas (Unasur)”.

“Esperando contar com sua participação neste processo como Testemunha de boa fé, faço propícia a ocasião para reiterar os sentimentos de minha mais alta estima e consideração”, finaliza o texto.

Nesta terça-feira, o Governo e a MUD acordaram começar um diálogo com o acompanhamento da Unasur e do Vaticano. Se a Santa Sé aceitar se uniria aos chanceleres do Brasil, Colômbia e Equador, membros da Unasur. Embora ainda não haja uma data oficial nem agenda fixada, o presidente Maduro disse ontem que o diálogo poderia começar nesta quinta-feira com uma reunião pública em que ambas as partes contarão com uma ampla delegação.