Nos dias 24 e 25 de abril será realizado na Universidade Urbaniana de Roma (Itália), o congresso “A Igreja na África, do Concílio Vaticano II ao Terceiro Milênio. Homenagem da África aos Papas João XXIII e João Paulo II”, dois dias antes que o Papa Francisco canonize os seus dois predecessores.

O evento foi apresentado nesta segunda-feira no Escritório de Imprensa da Santa Sé. Participaram da apresentação o Secretário do Pontifício Conselho da Cultura, Dom Barthélemy Adoukonou; o Bispo Emérito de Luebo (República Democrática do Congo), Dom Emery Kabongo Kanundowi; o Subsecretário do Pontifício Conselho de Cultura, Dom Melchor Sánchez de Toca y Alameda, e o docente na Pontifícia Universidade Lateranense, Martin Nkafu.

Durante a apresentação se afirmou que o Concílio Vaticano II permitiu “ao povo de Deus na África dar um rumo importante a seu caminho histórico. A Igreja na África quer ser protagonista da construção da identidade cultural do continente, em particular através do foro do Simpósio das Conferências Episcopais da África e Madagascar (SECAM): ‘Fé, Cultura e Desenvolvimento’”.

Nesse sentido, indicou-se que a 50 anos do Concílio, aproveita-se “a canonização de João XXIII e João Paulo II para traçar um balanço da realização do mesmo no continente africano, ler os sinais dos tempos e tomar as iniciativas oportunas para construir seu futuro, em continuidade com o magistério dos papas Paulo VI, João Paulo II, Bento XVI e Francisco”.

No dia 24 se projetará um vídeo sobre João XXIII, Paulo VI e João Paulo II. Do mesmo modo, o Presidente do Pontifício Conselho Cor Unum, Cardeal Robert Sarah, abrirá a primeira sessão dedicada ao tema: “África e Concílio Vaticano II: uma perspectiva histórica”. O programa também contempla os temas “O Concílio Vaticano II e sua atuação na Igreja africana”, entre outros.

Na tarde, sob a presidência do Arcebispo Metropolitano de Abuja (Nigéria), Cardeal John Onaiyekan, será falado a respeito “de João XXIII, João Paulo II e a Igreja na África”.

Em 25 de abril se abrirá a terceira sessão com o tema “A Igreja na África 50 anos depois do Concílio Vaticano II: desafios”. O Arcebispo Metropolitano de Kinshasa (Rep. Democrática do Congo), Cardeal Laurent Monsengwo Pasinya, presidirá os trabalhos.

Pela tarde se realizará a quarta sessão sob a presidência do Bispo de Kinkala (Rep, do Congo), Dom Louis Portella Mbuyu.

O Congresso terminará com uma missa presidida pelo Prefeito emérito da Congregação para o Culto Divino e a Disciplina dos Sacramentos, Cardeal Francis Arinze.