Na manhã desta segunda-feira, os membros do Comitê Organizador da Jornada Mundial da Juventude do Rio de Janeiro 2013, liderados pelo Cardeal Arcebispo do Rio, Dom Orani João Tempesta foram recebidos em audiência pelo Papa Francisco que recordou alguns momentos vividos durante a JMJ no Brasil e afirmou que estava agradecido pelo fato que os brasileiros tenham “roubado” o seu coração. A comitiva se encontra em Roma para um Encontro Internacional de responsáveis pela Pastoral da Juventude junto de autoridades do Pontifício Conselho para os Leigos (PCL).

Em seu discurso, o Pontífice afirmou repleto de bom-humor: "Quando cheguei ao Brasil, no meu primeiro discurso oficial, disse que queria ingressar pelo portal do imenso coração dos brasileiros pedindo licença para bater delicadamente à sua porta e passar a semana com o povo brasileiro. Porém, ao término daquela semana, voltando para Roma, cheio de saudades, dei-me conta de que os cariocas são uns 'ladrões'! Sim, 'ladrões', pois roubaram o meu coração! Aproveito a presença de vocês aqui hoje para agradecer-lhes por este “roubo”: Muito obrigado por terem me contagiado com o entusiasmo de vocês lá no Rio de Janeiro, e por hoje me ajudarem 'matar' as saudades do Brasil”.

O Papa também mencionou os sacrifícios que a organização de uma JMJ requer e fez uma comparação com a dinâmica da multiplicação dos pães: "Quando Jesus pediu aos apóstolos que dessem de comer à multidão, estes sabiam que isso era impossível. Porém, foram generosos. Deram ao Senhor tudo aquilo que tinham. E Jesus multiplicou os seus esforços. Não foi assim que aconteceu com a Jornada Mundial da Juventude?"

O Pontífice pediu que o “milagre” vivido na JMJ se repita todos os dias, em cada paróquia, em cada comunidade, no apostolado pessoal de cada um. "É preciso repensar naquelas três ideias que, em certo sentido, resumem toda a mensagem da Jornada Mundial da Juventude: ide, sem medo, para servir. Devemos ser uma 'Igreja em saída', como discípulos missionários que não tem medo das dificuldades."

Segundo o site oficial da arquidiocese do Rio, o Papa concluiu seu discurso citando S. José de Anchieta, de modo especial um trecho da carta que escreveu ao Padre Diego Laynez, um dos primeiros jesuítas: "Nada é difícil para aqueles que acalentam no coração e têm como fim único a glória de Deus e a salvação das almas, pelas quais não hesitam em dar a sua vida".

"Pois é pela sua intercessão (de São José de Anchieta) que lhes animo a seguir adiante, com alegria e coragem na bela missão de manter viva no coração dos brasileiros a chama de amor por Cristo e pela sua Igreja”.

Ainda segundo a Arquidiocese do Rio de Janeiro, o principal evento na agenda do Cardeal Orani em Roma é a tomada de posse da Igreja de Santa Maria Mãe da Providência, no bairro de Monte Verde, no sábado, dia 12 de abril, às 18h30min, por seu título cardinalício.

No dia 13, Domingo de Ramos, a comitiva da Arquidiocese do Rio participa da entrega dos Símbolos da JMJ para a Cracóvia, a sede da JMJ em 2016.