O Papa Francisco reuniu-se na tarde de hoje com Elizabeth II, rainha da Inglaterra e cabeça da igreja anglicana, durante 17 minutos dos 30 que estavam previstos. O encontro aconteceu no escritório pontifício ao lado da Sala Paulo VI.

Foi um encontro privado e sem jornalistas, do qual se sabe apenas sobre os presentes que trocaram. Ao saudar, o Pontífice deu as boas-vindas em inglês à monarca e a rainha Elizabeth II se desculpou por fazer o Papa esperar. "Estávamos tendo um almoço agradável com o presidente Napolitano", adicionou.

Conforme comunicou a Santa Sé, o Papa Francisco a presenteou com um mapa-múndi com uma cruz de prata para o seu bisneto, Jorge, filho dos duques de Cambridge. A rainha disse ao Papa que estaria "encantado" com o presente. Além disso, também lhe presenteou com a cópia de um documento precioso conservado no Vaticano que destaca o culto a Santo Eduardo, o Confessor, antepassado da família real inglesa e fundador da Abadia de Westminster.

Por sua parte, a rainha Elizabeth II presenteou o Pontífice com uma cesta de produtos biológicos como mel, carne e até com uma garrafa de whisky escocês.

Depois de 14 anos, a rainha acompanhada pelo seu marido, o duque de Edimburgo e de uma reduzida delegação entrou em uma berlina escura na Praça de São Pedro às 15:17 (hora local) desta quinta-feira e foi recebida por responsáveis diplomáticos do Vaticano.

Ao ser um encontro informal e privado, o Papa Francisco e a monarca não se reuniram na Biblioteca privada do Palácio Apostólico, reservado aos chefes de Estado em visita oficial ao Vaticano, mas em um escritório adjacente à sala de audiências Paulo VI, onde recentemente também foi recebida a presidente do Brasil, Dilma Rousseff.